O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Alan Gonçalves Lacerda

Resumo


O processo de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica articula as necessidades de educar pela pesquisa. Nesse cenário, o conjunto de dificuldades que cerceiam tal processo traz à tona os cenários de Pesquisas em Educação Matemática. É nesse âmbito que assinalamos as contribuições dos estágios para a formação de professores de matemática, que concorrem para (re)construir práticas entre ensino e pesquisa. As bases teóricas para o desenvolvimento deste artigo são referentes à formação docente e aos estudiosos da área da educação matemática. Os resultados desta pesquisa foram organizados a partir das atividades de estágios na forma descrita em termos da exposição de 4 casos. Estes trouxeram a relevância e a pertinência da aprendizagem da leitura para a formação do professor de matemática. É necessário que o profissional da educação seja também um pesquisador para que haja o desenvolvimento de uma prática pedagógica efetiva, ao invés da preocupação excessivamente conteudista e mecanizada. 


Palavras-chave


Formação Docente; Estágio Supervisionado; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069