DA LITERATURA AO CINEMA, DO ARGUMENTO FÍLMICO À TRANSPOSIÇÃO

Eva Cristina Francisco

Resumo


Estudos sobre o processo criativo nas mais diversas obras de arte tornam possível analisar os passos dados pelo(s) criador(res) antes que os atos teatrais cheguem ao palco; antes que um anúncio publicitário atinja seu público alvo; antes que uma narrativa fílmica seja alcançada pelos olhos do espectador através das telas do cinema. Para esse último caso, diversas formas de “manuscritos” podem contribuir como documentos do processo criativo para examinar como a arte coletiva do cinema atinge seu produto final. Roteiros, esboços, making of’s, diários, rascunhos, desenhos, entre outros, também fazem parte da obra cinematográfica em andamento. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar uma análise comparativa abordando a leitura da obra original transposta para o roteiro fílmico e sua filmagem. Para tanto, será utilizado o roteiro filmado do filme Primo Basílio (2007), obra adaptada da narrativa literária de Eça de Queirós (1878) em comparação à narrativa queirosiana.  O que se intenta com a referida é mostrar as transmutações, acréscimos e supressões de um texto ao outro, que recriam a obra e, consequentemente,  dão a ela uma nova formação estética Assim, será utilizada uma pesquisa bibliográfica para abordagens sobre cinema e roteiro e considerações por meio de pressupostos da Crítica Genética para corroborar as observações expostas. Também contamos com a análise de cenas do roteiro e de fragmentos do texto que deu origem à obra cinematográfica.

 

Palavras-chave: Transmutação de Formas; Literatura, Cinema.


Palavras-chave


Literatura; Cinema; Tradução Intersemiótica

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069