NARRATIVAS VISUAIS: OFICINA DE FOTOGRAFIA NO ENSINO DA ARTE DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO AMAPÁ

Graciete Nascimento Barbosa, Mauro Sérgio Soares Rabelo

Resumo


O artigo “Narrativas Visuais: Oficina de Fotografia no Ensino da Arte de uma comunidade ribeirinha do Amapá”, foi aplicado na Estadual João Maciel Amanajás. Projeto aplicado no processo de ensino e aprendizagem na disciplina Arte, com centralidade na experiência e experimentação da prática artística produzida pelos alunos por meio da fotografia em escola ribeirinha. A relevância da temática apresentada, tem como característica a ampliação dos saberes por meio do trabalho com captação de imagem em oficina de fotografia e exposição de registros, também o fortalecimento cultural local pelo ensino da arte a alunos que estudam em escolas ribeirinhas da nossa Amazônia. As potencialidades de fazer a utilização da metodologia artística da oficina de fotografia em abordagem artística e educativa em comunidade ribeirinha, torna-se uma forma de mediação do ensino da arte, cultura, da memória e saberes que o registro de imagens pode fazer, principalmente por narrativas visuais feitas de imagens fotografadas pelos próprios alunos, dando ao registro um olhar diferenciado. Este artigo por meio de narrativas visuais pela fotografia, mostrou o ensino da arte por interfases da diversidade metodológicas nas escolas situadas nas águas, que pode ser um caminho metodológico eficaz para a valorização cultural dessas comunidades.


Palavras-chave


Ensino da Arte, Narrativas Visuais, oficina. Fotografia

Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069