ESTÉTICA ESTÁTICA E NARRATIVIDADE: UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE A REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DA SEGUNDA GUERRA NO FILME BARAKA (1992)

Adinael de Moraes Victorio, Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão dos estudos e fundamentos da teoria do semioticista Charles Sanders Peirce (1839-1914), buscando a construção de sentido por meio dos signos não verbais. Atualmente, a fotografia tem reforçada sua linguagem não verbal, impulsionada pelas mídias digitais, canal de comunicação com uma profusão vertiginosa de imagens. Assim sendo, a pesquisa tem como objetivo evidenciar, por meio da fotografia (takes) do filme/documentário Baraka (1992), de Ron Fricke, o estatuto que a fotografia passa a ter de narratividade, extrapolando a representação que está sendo mediante da simbologia, e dos contornos das demarcações históricas, por meio de análises de fotos da Segunda Guerra mundial, à luz da teoria de Charles Sander Peirce.


Palavras-chave


Semiótica. Signo. Segunda Guerra.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069