UM PERFIL NORMATIVO DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CURRALINHO-PA

Celso Francês Júnior, Rogério da Costa Freitas

Resumo


O presente artigo, intitulado “Um perfil Normativo do ensino de gramática em escolas no município de Curralinho-PA”, tem por objetivo investigar o ensino de gramática no município marajoara denominado Curralinho, no estado do Pará, bem como as metodologias utilizadas pelos educadores para esse ensino normativo. Para isso, utilizou-se como método de pesquisa as abordagens quantitativa e qualitativa para a observação dos dados. Para a coleta de dados, foi utilizado 02 questionários aplicados aos professores, colaboradores deste artigo. A fim de embasar este trabalho, o presente estudo dialogou com autores como Irandé Antunes (2007, 2008, 2014), Sírio Possenti (2000), Mario Eduardo Martelotta (2021) etc. Após o tratamento dos dados, esta pesquisa conclui que os professores entrevistados não trabalham a gramática apenas do ponto de vista de regras e normas, mas sim, levam em consideração o significado inserido nos itens gramaticais, bem como os efeitos semânticos que tais itens ocasionam nos mais variados contextos. Para desenvolver esse ensino, os colaboradores afirmam que utilizam ferramentas como: textos, músicas, memes, entre outros.

Palavras-chave


Gramática Normativa. Ensino. Linguística Aplicada.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069