TEACHING AND LEARNING ENGLISH AS AN INTERCULTURAL ENDEAVOR: OPENING THE WINDOWS OF A REAL CLASSROOM
Resumo
Muito se tem falado e escrito sobre a relevância da interculturalidade no ensino e aprendizagem de línguas adicionais (Kramsch, 1993; Byram, 2002; Liddicoat e Scarino, 2013). Segundo Kramsch (1993), o ensino de uma língua adicional, a partir de uma perspectiva intercultural, funciona como uma experiência que envolve os aprendizes na desconstrução de suas percepções sobre o mundo e as comunidades a que pertencem. Nesse tipo de experiência, o aprendiz é interativamente envolvido em práticas de construção de significados, que resultam de múltiplas interpretações de sua própria cultura e da cultura de outros. No entanto, apesar da vasta gama de estudos teóricos desenvolvidos até o momento, há poucas pesquisas empíricas realizadas em salas de aula reais para que se possa investigar como a interculturalidade pode ser construída através da interação entre alunos, professores e textos. Portanto, este trabalho tem como objetivo discutir como a perspectiva intercultural pode ser co-construída em sala de aula, levando-se em consideração a análise de um momento, aqui chamado de episódio, de uma aula de Inglês em um contexto de escola pública. Em primeiro lugar, faremos uma breve discussão sobre as correntes teóricas mais relevantes a respeito da interculturalidade e, em seguida, analisaremos um a interação de sala de aula a fim de ilustrar como esse paradigma intercultural pode ser co-construído na aula de língua adicional.
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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069