UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE BREVES E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa que teve como objetivo investigar e analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves e as contribuições que os componentes curriculares desse curso, trazem para a formação de professores/as que tenham como habilidades a produção de práticas pedagógicas e o debate sobre as relações de gênero na escola. O estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, pela importância às análises dos conteúdos do documento (PPC) e da base teórica-metodológica. Connel (2015), Foucault (1988, 2009), Gomes (2007) e Louro (1997, 2003, 2010), dentre outros estudiosos, contribuíram com as discussões sobre as categorias Gênero e Formação Docente. Os resultados indicaram que no PPC, sete componentes curriculares apontam de forma direta, por meio das ementas e bibliografias, contribuições à formação acadêmica do/a pedagogo/a para o desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de práticas pedagógicas que discutam as relações de gênero na escola. Entretanto, sabe-se que o processo de formação, depende do currículo obrigatório do curso, mas também, de docentes que em suas práticas pedagógicas utilizem-se de epistemologias que valorizem e respeitem a diversidade e estejam atentos/as às desigualdades de gênero e as demais desigualdades sociais, mas para essa resposta, seria necessário, também, uma pesquisa de campo, com observação participante para compreensão de como esses componentes são trabalhados no cotidiano da formação.
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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069