PIBID inglês: uma experiência significativa de formação continuada
Resumo
Este trabalho vem descrever um relato de experiência de participação como professora supervisora em um subprojeto de PIBID/CAPES em Letras – Língua Inglesa na UNEB Campus IV Jacobina. O subprojeto Oportunizando Perspectivas no Ensino da Oralidade em Inglês teve como objetivo fomentar o desenvolvimento da habilidade oral em inglês, permitindo um maior contato e fortalecimento dos participantes (tanto da educação básica quanto da licenciatura) neste idioma. Ele foi desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Padre Alfredo Haasler. A proposta teve como pressuposto metodológico a abordagem de ensino baseada em tarefas (tasks, em inglês) - Task-based language teaching (Ellis, 2004; Willis; Willis, 1996). As tarefas são atividades nas quais o aprendiz utiliza a língua-alvo para resolver determinado problema, jogar um jogo, etc. Como resultados, percebe-se que a participação como supervisora no subprojeto foi relevante, pois permitiu uma reflexão da prática pedagógica, através dos encontros de estudo, troca de experiências, leituras teóricas diversas e intervenções para o ensino da oralidade em inglês proporcionados pelo projeto. Isso tudo possibilitou à professora supervisora uma experiência enriquecedora e significativa de formação continuada, baseada na prática da pesquisa-ação que tem motivado uma melhor qualidade no ensino de língua inglesa na educação básica.
Texto completo:
PDFINDEXADORES
REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069