APLICATIVOS MÓVEIS E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Elinayara Jovelina da Silva Ribeiro, Kleiton de Souza Borges, Manoel Jaci da Silva Gonçalves

Resumo


Este trabalho pretende mostrar os resultados de uma pesquisa de campo a fim de identificar como os aplicativos móveis auxiliam no desenvolvimento da autonomia na aprendizagem da língua inglesa como forma de complementar o ensino na sala de aula. Estes aplicativos, por sua vez, são vinculados ou não à Internet, pelas quais são vistos como ferramentas auxiliares no processo de aprendizagem de língua inglesa em ambientes de ensino. Para tanto, esta pesquisa se caracteriza em um estudo de caso de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com dois alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) do campus Marajó-Soure, os quais responderam a uma sequência de perguntas preestabelecidas para a coleta de dados e posteriormente serem analisadas. Como resultado, percebemos que as novas tecnologias, bem como o uso de aplicativos por meio de smartphones, têm sido utilizadas com muita frequência no âmbito universitário e fora dele, contribuindo de forma satisfatória na aquisição e desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de língua inglesa. Isso se justifica pela facilidade da portabilidade destes aplicativos, contribuindo, assim, acessar conteúdos a qualquer hora e lugar.

Palavras-chave: Letramento digital, Autonomia na aprendizagem de inglês, Aplicativos móveis.

Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069