- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Direitos autorais
- Plágio
Foco e Escopo
A Faculdade de Letras do CUMB (Campus Universitário do Marajó – Breves) coordena a Revista Falas Breves, que é um periódico anual eletrônico on-line, em Open Acess.
Aceita artigos, resenhas, entrevistas, poemas, contos e crônicas inéditos. Os temas são livres, exceto quando e se houver uma chamada especial na qual venha especificado o tema. Privilegia-se textos voltados para os estudos literários, linguísticos, ensino, aprendizagem, estudos culturais.
Poderá publicar na Revista Falas Breves pesquisadores, docentes, pós-graduandos e discentes de graduação desde que em coautoria com o orientador.
Aceita-se textos em língua portuguesa, inglês e espanhol. Após o processo de avaliação por dois ou mais pareceristas anônimos, os textos aceitos e ratificados pela Comissão editorial são publicados.
A falas conta com:
Corpo editorial composto por
Editor-chefe: um dos responsáveis pela revista – desde o conteúdo a ser veiculado na mesma, incluindo os problemas relacionados a manutenção do site. A atribuição de tarefas do editor advém do número pequeno que compõe a Faculdade de Letras. Seu mandado de tempo poderá ser indefinível ficando a critério do Conselho da Faculdade de Letras substitui-lo.
Comissão editorial: tem como objetivo auxiliar o editor-chefe nas suas tarefas administrativas e atuar enquanto comissão científica, definindo, entre outras funções, critérios paras as colaborações, consultando, para isso, o Conselho Editorial. Tem como objetivo zelar pela qualidade da revista de modo geral. Todos da Comissão editorial deverão ser professores da Faculdade de Letras e/ou da Universidade Federal do Pará. Também poderão fazer parte da Comissão Editorial discentes de pós-graduação da UFPA e da graduação - exclusivamente do Campus de Breves.
Conselho editorial: os membros do Conselho editorial serão professores convidados pelos membros da Comissão editorial. Deverão ser professores de nível superior, preferencialmente vinculados a programas de pós-graduação. Poderão ser professores da UFPA, mas externos ao Campus de Breves. Seu período de permanência no Conselho é indefinido, podendo ser excluídos a qualquer tempo por decisão em votação pelo Conselho da Faculdade de Letras ou a pedido do próprio professor interessado. Os membros do Conselho serão convidados a contribuir na definição da política editorial, publicar textos, coordenador alguma chamada extra promovida pela revista ou sugerida por algum dos membros participantes, dar parecer ad hoc, e participar em alguma atividade promovida pela revista.
Também farão parte do Conselho editorial discentes de graduação da UFPA, Campus de Breves. Estes terão como objetivo dar pareceres em textos literários e participar em alguma atividade promovida pela revista para a qual tenham sido convidados pela Comissão editorial. Estes participantes deverão ter curriculum lattes atualizado no qual deve constar titulação, curso. Poderão fazer parte do Conselho editorial, assim como da Comissão editorial. Seu mandado perdurará enquanto mantiver o vínculo institucional. Poderão atuar como consultores ad hoc.
Consultores ad hoc: serão escolhidos pela Comissão editorial de acordo com a necessidade e tendo como premissa principal que: o consultor escolhido tenha o título de doutor; seja, preferencialmente, externo à UFPA do Campus de Breves. Sendo discente, será preferencialmente externo à UFPA do Campus Breves. Os créditos pela sua participação serão lançados na respectiva edição à qual deu parecer/es.
Estrutura da Falas
1) Seção de artigos. Serão recebidos em fluxo contínuo e serão avaliados no prazo máximo de 1 ano da data de recebimento). A critério da Comissão editorial em consonância com o Conselho editorial, poderão ser lançadas chamadas extras com temas definidos sugeridos pelo Conselho da Faculdade de Letras e decidido em conjunto com a Comissão editorial e Conselho editorial – com datas de publicação e prazo de recebimento definidos e divulgados nas chamadas. Os textos para as edições especiais também deverão ser inéditos.
2) Seção de textos literários (temas livres, exceto no caso de chamadas com temas específicos). Poderão participar graduandos, pós-graduandos, professores. Cada autor não poderá ter mais que 3 textos publicados na mesma edição. Os textos devem ser inéditos. Serão avaliados por dois ou mais pareceristas anônimos.
3) Entrevistas serão recebidas em fluxo contínuo e serão avaliadas no prazo máximo de 1º meses da data de recebimento). A critério da Comissão editorial em consonância com o Conselho editorial, poderão ser lançadas chamadas extras com temas definidos sugeridos pelo Conselho da Faculdade de Letras e decidido em conjunto com a Comissão editorial e Conselho editorial – com datas de publicação e prazo de recebimento definidos e divulgados nas chamadas. Texto deve ser original, isto é, não publicadas em outros meios.
4) Resenhas de livros – científicos e/ou literários, nacional ou estrangeiro (livros relevantes, com até 2 anos de edição, de autores doutores, doutorandos, mestre). Original, isto é, não publicadas em outros meios.
O tempo de tramitação dos textos enviados para publicação será de 8 a 10 meses para emissão de parecer e 1 ano para publicação, em caso de aceite.
Uma vez editado, em caso de revisão gramatical feita, se necessário, o texto será reenviado para o/a autor/a para aprovação final e publicação.
Os professores da UFPA do Campus de Breves poderão apresentar colaborações em até 40%. O/A autor/a fica impedido/a de participar novamente nestas condições por duas edições subsequentes.
A Faculdade de Letras, assim como a Comissão editorial, procurará fontes financiadoras permanentes e parcerias ocasionais. Os dividendos oriundos dos eventos promovidos pela Faculdade de Letras também poderão contribuir para os gastos com a revista, quando necessário.
A revista tentará manter presente as recomendações da CAPES para publicação acadêmica.
Políticas de Seção
ARTIGOS
Artigos em fluxo contínuo. Serão recebidos artigos de doutores, mestres, especialistas e pó-graduandos, em autoria individual ou em coautoria com até 2 outros autores. Graduandos também poderão submeter artigos desde que em coautoria com o/a orientador/a.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
TEXTOS LITERÁRIOS
Recebidos em fluxo contínuo. Poderão participar graduandos, pós-graduandos, professores. Cada autor não poderá ter mais que 3 textos publicados na mesma edição. Os textos devem ser inéditos. Serão avaliados por dois ou mais pareceristas anônimos.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
ENTREVISTAS
Serão recebidas em fluxo. O entrevistado deverá ser escritor e/ou professor renomado regional, nacional ou internacionalmente.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
RESENHAS DE LIVROS
Científicos e/ou literários, nacional ou estrangeiro, com até 2 anos de edição, de autores doutores, doutorandos, mestre).
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
A Falas encaminhará os textos recebidos a dois pareceristas dentre os membros do Conselho editorial e/ou convidados ad hoc, que não impliquem em conflitos de interesse para o/a autor/a, que avaliarão o mérito ou não do texto submetido. Em caso de empate em um parecer desfavorável para publicação, o artigo será encaminhado para um terceiro avaliador com características dos dois primeiros, que emitirá decisão definitiva. Far-se-á uso de um questionário padronizado pelos editores para avaliação, no qual, ao final, constarão as opções aceito, não aceito e aceito mediante modificações. Cada parecerista poderá fazer até duas avaliações por número.
Periodicidade
A Revista Falas Breves terá uma publicação anual, sempre no primeiro semestre. No período de fevereiro a junho.
Política de Acesso Livre
Todas as edições da Revista Falas Breves terão acesso livre, sem custo para o autor e leitor.
Direitos autorais
Todos os textos publicados devem ter seus direitos autorais respeitados. Os textos aqui publicados podem ser citados, reproduzidos parcialmente DESDE QUE CITADA A FONTE, sempre preservando o sentido e conteúdo neles expressos E NUNCA REPRODUZIDOS E/OU REPUBLICADOS TOTALMENTE sem a expressa autorização do editor ou do autor do texto.
Plágio
Plágios são crimes. A Revista Falas Breves não se responsabiliza pelo conteúdo dos textos publicados, e ideias contidas nos mesmos, sendo de INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES DOS mesmos o conteúdo neles contidos. Os/as autores/as que submetem seus textos para a Revista Falas Breves devem estar cientes das suas responsabilidades enquanto autor/a. Copiar partes de texto, textos inteiros, assim como ideias SEM CITAR A FONTE constitui-se plágio.
Revista Falas Breves
Breves-PA, Arquipélago do Marajó, Brasil
ISSN 2358 1069
Qualis B4 (2017-2020)
Área: Multidisciplinar
falasbreves@ufpa.br