ESCRITORES DA AMAZÔNIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BREVES: QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES.
Resumo
Este trabalho surgiu da nossa insatisfação com a ausência de autores da Amazônia nas aulas de literatura do Ensino Médio. Em geral, o que se percebe é que nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas do nosso município nada se fala sobre tais autores. Para tanto, além da observação do material didático adotado pelas escolas Elizete Nunes, Gerson Peres e Santo Agostinho, é necessário conhecermos a prática de sala de aula de professores da rede pública na cidade de Breves-Pará, por meio de conversas e entrevistas com questionários. Sendo assim, este trabalho se deu de forma exploratória em pesquisa bibliográfica e de campo, com análise qualitativa dos dados coletados (GIL, 2002). Vislumbra-se, com isso, averiguar, sobretudo, o espaço que a literatura de expressão amazônica dispõe em suas aulas. Nosso trabalho encontra respaldo nos pressupostos de Vera Teixeira de Aguiar (2000) e Rildo Cosson (2014), que acreditam que a literatura tem papel humanizador e que vai além do processo de leitura e escrita, mas também funciona como processo para formar culturalmente o indivíduo. A escolha por literatura amazônica vem da ideia de que o processo de leitura funciona melhor quando o aluno se identifica com o texto no espaço que está culturalmente inserido.
Palavras-chave: literatura, Amazônia, letramento literário.
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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069