QUADRINHOS E ENSINO DE ARTE: UM OLHAR SOBRE ENCANTARIA NA AMAZÔNIA.
Resumo
As histórias em quadrinhos (HQs) têm se consolidado como uma ferramenta educacional versátil, capaz de enriquecer diversas áreas do conhecimento. Este artigo propõe uma abordagem no Ensino da Arte que une HQs a mitos e lendas amazônicas, promovendo a valorização da cultura regional e resgatando valores muitas vezes negligenciados pelo currículo escolar. A iniciativa destaca a importância de aproximar os alunos da sua ancestralidade e identidade cultural por meio da arte. A proposta pedagógica inclui o uso de HQs de artistas locais, como Amanda Modesto e Francy Botelho, para desenvolver práticas que envolvam criação e leitura crítica de HQs baseadas em mitos regionais, conectando os alunos à sua história e promovendo reflexões sobre ancestralidade. O projeto almeja transformar a escola em um espaço de vivências e experiências significativas, conforme orientações da BNCC.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFINDEXADORES
REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069



