A GESTÃO ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO PELA ESCOLA

Lorena Regina Cardoso Silva, Thiago André Nunes da Cruz

Resumo


Este artigo tem como tema Gestão Escolar e Racismo. No decorrer do trabalho são destacadas as contribuições do movimento negro no cenário antirracista no Brasil, além disso são identificadas algumas práticas pedagógicas para auxiliar gestores e professores na parte prática da lei 10.639/03. O objetivo geral da pesquisa consiste em descrever o papel da gestão escolar na desconstrução do racismo. Os objetivos específicos são: discutir o racismo sob perspectiva estrutural e sua correlação com a escola; destacar os avanços legais antirracistas na educação básica, as contribuições do movimento social negro e as dificuldades das escolas públicas em pôr em prática a lei 10.639/03; identificar propostas pedagógicas que contribuam com a desconstrução do racismo por meio da práxis pedagógica. Quanto a metodologia utilizada, o tipo de pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados foi do tipo bibliográfico. Levando em consideração a abordagem teórica do racismo estrutural, o autor utilizado foi Almeida (2019). Considera-se que a gestão escolar, como líder da escola, tem o compromisso e a responsabilidade de promover ações que fomentem a desconstrução do racismo, além de encorajar a formação continuada na vida profissional dos professores, para que possam se sentir seguros no momento prático da referida lei.


Palavras-chave


Educação; Desconstrução; Racismo; Lei nº 10.639 de 2003; Gestão Escolar.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069