APONTAMENTOS DE INTERSECCIONALIDADES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDOS DECOLONIAS

Aldeci da Silva Dias

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir as relações étnicas raciais, trazendo elementos de um processo histórico, que através de diferentes dispositivos subalterniza a figura do negro na escola. Esse processo histórico, requer uma revisão que desconstrua essa visão dominante, demonstrando outras perspectivas de estudos, utilizando outras categorias de análise, como por exemplo os estudos decoloniais, uma vez que as Relações étnico-raciais compõem um cenário de um processo histórico, visto que conjuga elementos das identidades de um povo, simbologias, rituais, ancestralidade, e que estão impregnados por uma composição cultural. O trabalho utilizou o método histórico com ênfase na descrição dedutiva, partindo do pressuposto que de há discussões no sentido mais global, posteriormente se detendo para uma particularizada. A abordagem é de natureza qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, mediante o levantamento de referências bibliográficas que abordam a temática. O estudo a ponta que para avançar na compreensão das relações étnicas raciais é necessário que o currículo escolar possa estar voltado para uma visão mais plural e diversa sobre o tema. Segundo que professores e coordenadores possam se despir de seus preconceitos ou juízo de valor sustentado na base do senso comum. Terceiro, que se considere a formação continuada dos professores e coordenadores na perspectiva de discutir um currículo multicultural, que saia da visão monocultural, dominante e eurocêntrica.


Palavras-chave


Ensino; História; Escola; Relações étnicas raciais; Decolonialidade;

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069