ANÁLISE DE UM PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA: PERCURSO E PERCALÇOS
Resumo
É sabido da importância, em vários aspectos, da leitura literária para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Ciente disso, o projeto de extensão “Literatura para quê(m)?: fruição e cognição social”, coordenado pela Profa. Dra. Sandra Maria Job, tem, entre os seus objetivos, desenvolver atividades práticas de leitura oral e/ou dramatizada junto a alunos do ensino fundamental, em escolas ribeirinhas no entorno de Breves-PA. Neste contexto, o objetivo desse artigo é analisar, através de um questionário, sem identificação, o perfil dos alunos, no que tange ao hábito ou não da leitura, da escola X, localizada no rio Y. Busca-se, além de traçar o perfil dos discentes, analisar as possíveis dificuldades/empecilhos para docente trabalhar com o texto literário em sala e de o discente, da escola ribeirinha em questão, ser um leitor de textos literários. Para atingir os objetivos propostos, partimos de uma pesquisa bibliográfica (LAJOLO, 1996; COSSON, 2015; ARANA e KLEBIS, 2015) e de uma pesquisa de campo que conta com mais de cento e cinquenta questionários respondidos voluntariamente pelos discentes. A análise dos questionários evidenciou, entre outros aspectos, que mesmo enfrentando dificuldades o percentual de alunos interessados pela leitura literária é grande e que se ainda não são leitores, neste caso, em específico, é por falta de condições/oportunidade.
Palavras-chave
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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069