RELAÇÕES DE GÊNERO: UM OLHAR PARA ESTUDANTES DA EJA, EM BREVES-PA

Ingrid Santos dos Santos

Resumo


As discussões a respeito de gênero sempre ratificam que as relações desiguais entre homens e mulheres são construídas socialmente e, sendo assim, podem ser desconstruídas. Nesse sentido, compreendemos que os espaços sociais, como a escola, por exemplo, possuem a responsabilidade de proporcionar esclarecimentos sobre concepções anacrônicas acerca de gênero. Desse modo, considerando que as desigualdades – em especial a de gênero – são uma realidade na sociedade brasileira e tendo a possibilidade de conhecer melhor essa temática no meio educacional, surgiu o interesse em analisar as relações de gênero junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA. Busca-se com isso averiguar, a partir de narrativas orais, se as discussões sobre relações de gênero têm chegado, via sala de aula, a estas estudantes. Para atingir os objetivos utilizamos metodologicamente a abordagem qualitativa¸ partindo, primeiramente, de uma pesquisa bibliográfica para, posteriormente, uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos de coleta de dado as entrevistas com três alunas, da 4ª etapa da EJA. Assim, para essa análise utilizamos implicações teóricas de Louro (1997), Pereira (2004), Scott (1990), entre outros. A partir das análises, os resultados nos possibilitaram identificar que as entrevistadas veem a sua própria identidade com base em estereótipos construídos socialmente do que significa ser mulher. Esse resultado reforçou o fato de que, durante o tempo que passaram na EJA, não tiveram contato com nenhuma discussão sobre relações de gênero na escola, seja em cumprimento do currículo escolar; seja por iniciativa própria do(a) professor(a).

Palavras-chave


Relações de gênero. Educação de Jovens e Adultos. Desigualdades. Mulheres

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069