OPORTUNIZANDO PERSPECTIVAS DE ENSINO DA ORALIDADE EM INGLÊS : UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Juliane Regina Trevisol, Gisele Moreira Santos, Jailda Passos Alves

Resumo


O presente trabalho objetiva mostrar a relevância do projeto PIBID para a formação docente, ressaltando a relação universidade e escola pública. Sabe-se que a realidade do ensino de língua inglesa nas escolas dificilmente se aproxima do "ideal" e muitos alunos não estão motivados e dispostos a aprender todas as possibilidades propostas pela língua, correspondendo com relevância à disciplina. Por conta disso, faz-se importante que a escola esteja engajada em criar um ambiente favorável e meios para que o ensino de inglês (e de outras disciplinas) não se torne monótono e limitado. Assim, o subprojeto PIBID "Oportunizando perspectivas de ensino da oralidade em inglês" vem disponibilizar esta oportunidade para o ambiente escolar, criando em conjunto com o professor formas para que os alunos possam conhecer e se interessar mais pela língua inglesa e suas múltiplas possibilidades, demonstrando que é possível ir além da sala de aula e do estudo com livro didático. O projeto busca aprimorar o desempenho dos alunos da educação básica com relação às habilidades comunicativas em inglês através de uma abordagem de ensino com base em tarefas (task-based language teaching, WILLIS; WILLIS (1996). Além disso, proporciona a experiência do dia a dia docente para os bolsistas de Iniciação à Docência, responsáveis pela elaboração e aplicação das tarefas, dentre outras ações, nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. Pode-se perceber, após um ano de atividades,  um aumento da motivação e da capacidade comunicativa em nível inicial de todos os participantes, bem como um aprimoramento da formação acadêmica dos licenciandos em Letras Inglês na UNEB.

Texto completo:

PDF



INDEXADORES


REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069