RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PRESENTES NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Ketno Lucas Santiago, Ana Paula Vieira e Souza

Resumo


RESUMO: A pesquisa tem foco os discursos de professores acerca das relações étnico-raciais na Educação Infantil de Escolas Municipais de Bragança-PA, com vista a valorização da criança negra e o conhecimento acerca da Lei Nº 10.639/03. O objetivo principal é de analisar os discursos de professores sobre a discriminação racial, manifestado entre crianças na sala de aula e de ações realizadas no combate ao racismo para o empoderamento de crianças negras. O tipo de pesquisa é de abordagem qualitativa, com o uso da entrevista semiestruturada com utilização da técnica de análise do discurso. Participaram 07 professores efetivos da rede municipal. Os discursos de professores revelam que raramente trabalham a temática em sala de aula, que tem dificuldades de atuar no momento de racismo entre os alunos. Ainda, mostram não dominar a compreensão de cor/raça, indicam vivências recorrentes de discriminação racial na sala de aula. Em relação a Lei Nº 10.639/03 conhecem a existência, mas não sabem exatamente do que trata, desconhecem o conteúdo da legislação a respeito do Ensino de História, Cultura Afro-brasileira e Africana, não souberam dizer das questões étnico-raciais. Conclui-se, que os professores carecem de aperfeiçoamento e formação continuada no campo das relações étnico-raciais, concepção teórica de currículo de Educação Infantil, apropriação do uso das linguagens e experiências no cotidiano da sala de aula, em especial no campo das étnico-raciais.


Palavras-chave


Professores; Relações étnico-raciais; Racismo; Lei Nº 10.639/03.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069