Com a Literatura Infantil: caminhando com as minhas memórias

Carla Georgia Travassos Teixeira Pinto

Resumo


Este artigo revela um amontoado de lembranças guardadas na memória de uma professora deficiente auditiva parcial, que de mãos dadas com seu pai, no silêncio, lutou arduamente, vencendo obstáculos e tornando-se professora. No entanto, a vida é uma estrada de mão dupla, no decorrer de sua vida profissional o destino ofereceu um maravilhoso presente, seis alunos surdos em sua sala de aula, obrigando-a abrir o baú de sua memória, rememorar as dificuldades que o deficiente auditivo enfrenta para aquisição da leitura e escrita. Esta resolveu então que não iria apenas ser mais uma pessoa na vida deles e acreditando no potencial da literatura infantil como instrumento facilitador no desenvolvimento da interpretação e compreensão textual. Desenvolveu uma experiência em três etapas: leitura de texto usando a Língua Brasileira de Sinais (libras), exposição em transparência e dramatização. Como apreciação avaliativa da dinâmica observou-se claramente a melhora significativa da compreensão textual ainda, que, com dificuldades gramaticais e sintáticas. A literatura infantil ofereceu a esses discentes com deficiência auditiva experienciar de forma concreta o texto, e assim tornando real a compreensão e interpretação o que de outra forma certamente torna-se-ia difícil e fadigante. Dentro desse contexto entendemos que a linguagem é um elemento crucial no desenvolvimento linguístico-cognitivo do sujeito e dessa forma torna-se de grande relevância no processo de aprendizagem que se reverbera como instrumento de exposição desta. Em sujeitos ouvintes a aprendizagem da linguagem escrita se dá através da linguagem oral, no entanto, no sujeito com deficiência auditiva, esse processo sofre um significativo atraso tanto na leitura como da escrita, já que ambos são produções consideradas abstratas para estes.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Memória; Educação inclusiva; Família; Ensino regular.

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REVISTA ELETRÔNICA FALAS BREVES. BREVES - PA, ISSN 23581069